Alergias Sazonais
Sabia que mais de 20% da população sofre de alergias sazonais?
As alergias acontecem quando o nosso sistema imunológico reage a algo a qual o nosso organismo não está habituado.
Espirros, olhos a lacrimejar, aquele pingo no nariz e/ou obstrução nasal, tosse alérgica, urticária e comichão no nariz e garganta são reações alérgicas que afetam, mundialmente, mais de 20% da população. Normalmente são sintomas que aparecem sazonalmente mas também depende da pessoa e do alérgeno.
Mas porque é que temos estas reações?
Ao entrarmos em contacto com o alérgeno, o nosso corpo defende-se e reage de forma exacerbada, provocando uma reação de cascata ao libertar via mastocitos, a histamina.
Esta reação tem como principal objetivo livrar-se deste alérgeno e por isso é que o corpo reage com os sintomas que tão bem conhecemos.
E porque é que isto acontece?
A histamina liga-se aos recetores nos vasos sanguíneos próximos, causando a sua dilatação e também se liga a outros recetores localizados nos tecidos nasais, causando inchaço, comichão, obstrução nasal e corrimento nasal.
O que causa elevados níveis de histamina?
Naturalmente, o nosso corpo produz histamina para ajudar o organismo a defender-se e a proteger o sistema imunitário. O metabolismo da histamina é determinado pela a enzima DAO (Diamine Oxidase), que tem um papel fundamental em disseminar a histamina que ingerimos em excesso nos alimentos, prejudicando o nosso organismo. Estudos dizem que 95% da atividade desta enzima é feita no intestino.
Se apresentar um défice enzimático de DAO, vai existir uma acumulação de histamina no sangue e isto agrava os seus sintomas. Este défice pode resultar de doenças intestinais inflamatórias, da toma de medicamentos que bloqueiam a função e a produção de DAO e do consumo exagerado de alimentos ricos em histamina.
O que podemos fazer para melhorar estes desconforto sazonais:
Como quase sempre, a alimentação é o ponto de partida e neste caso, o indicado é apostar numa dieta para controlar os níveis de histamina no seu corpo.
Evitar alimentos que aumentem os níveis de histamina:
Bebidas – bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, chá preto, chá verde;
Frutas – banana, ananás, kiwi, abacate, laranja, papaia;
Legumes – tomate, beringela, espinafres, feijão. grão de bico;
Carnes/Peixes – carnes (especialmente de porco), carne processada, marisco, peixe fumado, peixe de conserva;
Lacticinios: Queijos fortes e leite;
Oleaginosas: nozes e amendoins;
O que tomar?
Vitamina E 800mg (ao dia)
Quercitina 1g por dia
Probióticos – Lactobacillus Gasseri e Bifidobacterium Longum