Estrias – Causas e Prevenção

As estrias são bastante comuns, principalmente nas mulheres. No entanto, o aparecimento de estrias não é um indicador de um problema de saúde mas pode ser um verdadeiro desconforto estético.

Estudos indicam que 70% das mulheres e 40% dos homens, na fase da adolescência, desenvolvem estrias. A taxa também é bastante elevada nas grávidas mas o surgimento de estrias varia consoante o tamanho e peso do feto.

As estrias são pequenas lesões que surgem na pele devido à rutura das fibras de colagénio e de elastina existentes na pele. Elas aparecem quando ocorrem mudanças bruscas no organismo, geralmente associadas ao aumento ou perda de peso, retenção de líquidos, e no caso das mulheres, durante o período de gestação.

A pele possui propriedades elásticas que a permitem esticar e encolher mas essa flexibilidade é limitada. A rápida e exagerada distensão da pele, provoca a rutura ou lesões das fibras elásticas  e assim surgem as estrias.

As estrias podem ser…

  • Estrias vermelhas / Estrias Roxas

São estrias na sua fase inicial e por isso é mais fácil a sua eliminação uma vez que a capacidade de regeneração da pele é elevada.

Nesta fase, é indicado a aplicação de um bom creme hidratante para que a pele possa recuperar e ganhar elasticidade novamente.  Opte por um creme hidratante que contenha na sua composição óleos ou componente hidratantes elevados: Óleo de rosa mosqueta, Óleo de amêndoas doces, Manteiga de Karité.

  • Estrias brancas

Este tipo de estrias são estrias que não foram tratadas atempadamente e acabaram por cicatrizar. Isto acontece porque existe falta de sangue no local.

Nesta fase, é mais complicado amenizar o seu aspecto mas é fundamental garantir uma boa hidratação da pele. As estrias brancas só podem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas com a ajuda de tratamentos estéticos que estimulem a circulação sanguínea local como, por exemplo, microagulhamento ou eletroestimulação.

O que causa o aparecimento de estrias?

  • Oscilações bruscas de peso;
  • Gravidez;
  • Aumento brusco de massa muscular;
  • Pico no crescimento;
  • Fatores Genéticos;
  • Retenção de líquidos;

Sinais

As zonas mais propícias ao aparecimento de estrias são os locais onde ocorre um maior armazenamento de corporal como é o caso da barriga, das coxas, dos seios, dos flancos, das nádegas, das pernas, dos braços e dos ombros.

Prevenção

Não existem tratamentos que possam impedir o aparecimento de estrias e por isso é que é fundamental a prevenção. Mantenha hábitos alimentares saudáveis e pratique exercício físico para evitar oscilações de peso. Beba bastante água durante o seu dia para garantir uma hidratação adequada do seu organismo.

Alimentação

Privilegie o consumo de alimentos ricos em:

Vitamina A – abacate, acelgas, batata-doce, beterraba, brócolos, cenoura, espinafres, manga;

Vitamina E – abobora, amêndoas, avelã, azeite, nozes, mamão, sementes de girassol;

Vitamina H – abacate, avelãs, couve-flor, ervilhas, melancia, morangos, ovo, salmão;

Selénio – alho, atum, aveia, feijão, castanha-do-pará, ovo, repolho;

Zinco – amendoins, caju, feijão, sementes de abóbora, sementes de linhaça;

A ingestão de alimentos ricos nestas vitaminas e minerais é fundamental para a produção natural de colagénio no organismo.

Alimentos a evitar: alimentos processados, alimentos industrializados, alimentos fritos, alimentos com excesso de gordura, açúcares refinados, sal, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, cafeína;

Se fuma, deixe de fumar! Não só é prejudicial para a sua saúde em geral como promove o envelhecimento precoce da pele.

Evite tomar banho com água muito quente.

Técnica de Prevenção

Dry Brushing – pelo menos duas vezes por semana, antes do banho, promova uma boa esfoliação da sua pele. É importante manter a circulação do sangue ativa para diminuir o impacto estético e evitar o aparecimento de novas estrias.

Depois do banho, aplique um bom creme hidratante e massage, com alguma pressão, as zonas mais afetadas para estimular a circulação sanguínea. A Hidratação da pele deve ser um ritual diário nas suas rotinas. Para melhores resultados, marque massagens de quinze em quinze dias com um profissional especializado.

Tratamentos para Estrias

Microagulhamento

Benefícios:

  • Promove a regeneração da pele;
  • Estimula a circulação do sangue pelo organismo;
  • Estimula a produção de colagénio e elastina;
  • Melhora a saúde e o aspecto da pele tornando-a mais uniforme e mais lisa.

Eletroestimulação

Benefícios:

  • Estimula o tecido muscular;
  • Atenua a cor das estrias;
  • Promove a tonificação da pele;
  • Promove a reconexão dos tecidos;

Suplementação

Na TMC Health pode encontrar alguns dos produtos indicados com a respectiva informação para a sua dosagem diária recomendada:

Ashwagandha

Biotina

Cálcio, Magnésio & Zinco

Colagénio

Hawa Aging

Óleo de Onagra

Selénio

Zinco

Estrias – Causas e Prevenção