Guia para Grávidas

Para quem está grávida pela primeira vez, são muitas as dúvidas e as questões que surgem sobre cuidados com o corpo e com a alimentação.

As pernas inchadas são uma das queixas mais comuns, porque durante o período de gestação sofrem uma enorme pressão.

Á medida que a gravidez avança, o corpo começa a ter cada vez menos energia disponível e isso tem impacto no organismo causando dificuldades de digestão, insónias e o inchaço nas pernas.

A retenção de líquidos tem sempre uma componente genética, mas de qualquer forma é sempre preciso redobrar os cuidados. Normalmente, o inchaço das pernas agrava-se a partir das 30 semanas e nesta fase, não são aconselhados drenantes fortes que podem ser perigosos para o bebé e até mesmo provocar um parto prematuro.

Enjoos

No primeiro trimestre os enjoos são normais e muito frequentes. Aqui ficam algumas técnicas para conseguir passar este momento de uma forma mais relaxada.

Azia

A azia é uma sensação de ardor que vem do estômago e pode subir até à boca. Esta sensação aparece normalmente no último trimestre da gravidez devido a mudanças hormonais e físicas.

Neste caso, o aumento da progesterona relaxa a musculatura no útero e acaba por relaxar também a válvula entre o estômago e o esófago, permitindo a passagem de ácido.

O excesso de peso e a pressão exercida pelo bebé na barriga apertam o estômago, elevando o líquido para o esófago.

Insónia

A insónia na gravidez, especialmente no último trimestre, é muito frequente. Em primeiro lugar, o tamanho da barriga é super desconfortável e difícil de gerir e, em segundo lugar, as hormonas (progesterona) nesta fase estão com níveis muito elevados o que piora ainda mais a capacidade de entrada em sono profundo.

Técnicas de relaxamento antes de dormir

Durante a gravidez não aconselho à toma de nenhum medicamento, nem ansiolítico.

As técnicas de relaxamento são uma ótima forma de ajudar no relaxamento e indução do sono pode fazer na sua cama antes de dormir.

Hidratação do períneo e da vagina

Devem hidratar a mucosa do períneo e da vagina ao longo de toda a gravidez. A mucosa deve estar extremamente hidratada para ajudar a facilitar o parto normal e evitar lacerações. Esta hidratação não só facilita a recuperação do parto (mesmo de episiotomia) como também facilita as relações sexuais pós-parto.

Dores na zona baixa

Estas dores são perfeitamente naturais tendo em conta que o bebe está a ganhar espaço com a pressão que exerce. É importante clarificar que uma forma de contrariar esta dores são exercícios de alongamento diários da zona lombar e das pernas.

Melhorar e Reforçar a Imunidade

Para as grávidas deve ser melhorada a imunidade no dia a dia, recorrendo a alimentos frescos e frutas nutritivas.

Guia para Grávidas