Síndrome de Ovários Poliquísticos (SOP)
O primeiro passo é compreender que a Síndrome dos Ovários Poliquísticos não é um problema dos ovários, mas sim um problema metabólico e endócrino que tem na sua origem um desequilíbrio dos níveis de insulina do organismo.
As mulheres que sofrem de SOP tendencialmente têm um nível de insulina mais elevado do que o normal e este excesso começa por originar um desequilíbrio, que consequentemente desenvolve o que chamamos de “resistência à insulina”.
O que acontece é que as células começam a perder a capacidade de transformar a glicose em energia e como a energia não é automaticamente produzida, o pâncreas coloca ainda mais insulina no organismo, o que faz aumentar os níveis de insulina, desequilibrando os níveis de glicose e ao mesmo tempo estimulando os ovários para a libertação de mais testosterona.
SHBG
Todas as hormonas têm de ser transportadas pelo sangue para chegar ao seu objectivo.
A proteína segregada pelo fígado chamada SHBG (sex hormone-binding globulin) e que tem como principal função o transporte das hormonas sexuais no sangue também é afectada pela insulina no sentido inverso, quanto mais insulina menos proteína.
Neste caso quanto menos SHBG mais testosterona livre (quando as hormonas estão ligadas estão adormecidas e não provocam acção sobre os tecidos).
Em caso de SOP, a SHBG diminui e isso provoca ainda mais concentração de testosterona livre e agrava os sintomas:
- Infertilidade;
- Amenorreia ou meses sem menstruar;
- Menstruação Irregular;
- Acne (na zona da face, do peito e das costas);
- Excesso de Peso | Pouco Peso;
- Cabelo Fino;
- Queda abrupta de cabelo;
- Olheiras;
- Escurecimento da linha da axila, da zona do pescoço e também da zona da virilha;
- Quanto mais stressado estiver o sistema endócrino, mais DHEA (hormona produzida naturalmente pelo organismo) produz , aumentando os níveis de testosterona e estrogénio.
Este Síndrome de Ovários Poliquísticos pode ser um fator de risco para Diabetes e doenças endócrinas e por isso é importante estar atento ao seu estado de espírito e não ignorar sinais de depressão, ansiedade ou compulsão alimentar (além dos outros sintomas atrás descritos).