Sofre de Insónia? Podemos ajudar!
A insónia é um distúrbio de sono que se caracteriza por dificuldades em adormecer ou manter a latência do sono pelo tempo desejado. Trata-se de um distúrbio que afeta profundamente o nosso organismo, físicamente e emocionalmente.
A que sintomas devemos estar atentos?
Ansiedade em relação à hora de dormir, dores de cabeça, esquecimentos frequentes, irritabilidade, flutuações de humor, falta de criatividade, falta de concentração, tensão corporal (e por vezes, maxilar), afeções digestivas, acordar durante a noite uma ou mais vezes, sonolência diurna, dificuldade em adormecer e de manhã, ao acordar sentir imediatamente uma sensação de cansaço.
Existem dois tipos de insónia:
Insónia relativa – quando temos dificuldade em adormecer ou em manter um sono profundo e reparador. Este tipo de insónia está diretamente relacionada com a ansiedade e o stress;
Insónia absoluta – quando não dormimos por um longo período ou não conseguimos adormecer logo ao início da noite. Esta insónia está mais relacionada com ataques de pânico e eventos traumáticos, fazendo com que a nossa mente crie uma resistência ao sono.
Então, o que posso fazer se sofrer de insónia?
A primeira coisa a fazer é não desesperar. A ansiedade de adormecer apenas provoca mais insónia. E como pode controlar a ansiedade? Através de exercícios para dormir e rotinas de sono.