Tiroide
Estima-se que cerca de 10% da população, em Portugal, é afetada pelas diversas doenças da tiróide.
O que é a glândula da tiroide?
A tiroide, a glândula da tiroide é uma glândula que faz parte do nosso sistema endócrino ,que se localiza na zona central do pescoço e tem uma forma de borboleta.
É o regulador de energia de todo o corpo pois influencia o ciclo menstrual, o humor, o metabolismo entre muitas outras funções.
Esta glândula absorve iodo e transforma-o (depois de muitas reacções químicas) em combustível para muitas das várias funções que o nosso corpo desempenha, essenciais para o bom funcionamento dos tecidos e órgãos do organismo.
Este combustível começa quase sempre com a hormona inativa da tiroide – T4 (tiroxina) – que depois, quando necessário, é convertida na hormona ativa da tiroide – T3 (triiodotironina).
Quando falamos de tiroide, falamos de função adrenal.
Quando as glândulas supra-renais funcionam em conjunto com as suas hormonas sexuais, que em conjunto com a sua tiroide, que em conjunto com a sua insulina e consequentemente em conjunto com o cortisol, equilibram o sistema endócrino.
O cortisol regula o DHEA e a pregnenolona (hormonas androgénicas) que quando são decompostas dão origem às hormonas sexuais: testosterona, progesterona e estrogénio – tanto nos homens como nas mulheres.
O desequilíbrio das hormonas sexuais que dão origem, por exemplo, a síndromes do ovário poliquístico, endometriose, dominância de estrogénio, spotting menstrual, excesso de sangramento, aumento de peso, inchaço abdominal e inchaço nas pernas também se reflete na tiroide e desta forma, agravam o seu metabolismo.
Ligações da Tiroide
A tiroide está ligada à supra-renal, ao fígado, ao útero, à hipófise e ao sistema digestivo.
Quando a tiroide é afetada, existe a libertação de hormonas por excesso ou defeito e como consequência surgem algumas doenças relacionadas com esta glândula endócrina:
Hipertiroidismo (excesso de hormonas)
Sintomas: Insónia, Cansaço, Cabelo quebradiço, ansiedade, irritabilidade, tremor das mãos, aumento do volume da tiroide, batimento cardíaco acelerado, intolerância ao calor, diarreia, perda de peso (…);
Hipotiroidismo (insuficiência de hormonas)
Sintomas: Sonolência, Cansaço, Dificuldade de concentração, Falta de memória, Depressão, Aumento do volume da tiroide, aumento de peso, colesterol elevado, batimento cardíaco lento, dores articulares, intolerância ao frio, obstipação, irregularidades menstruais, pele seca (…);
Tiroidite de Hashimoto e Doença de Graves
Doenças autoimunes que atacam a tiroide (que não são doenças da tiroide);
É importante compreender que o hipotiroidismo, como doença da tiroide é muito raro.
90% dos hipotiroidismos são causados pela doença autoimune Tiroidite de Hashimoto e não pela tiroide.
As doenças da tiroide podem demorar algum tempo até serem diagnosticadas devido aos seus sintomas silenciosos.
Quando não diagnosticadas atempadamente, podem desenvolver várias doenças, entre as quais as doenças cardiovasculares.
Uma vez que as doenças da tiroide estão bastante associadas a fatores genéticos, caso exista historial familiar, é fundamental manter uma vigilância regular para possibilitar um diagnóstico precoce.